sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Os dois extremos do infinito

"O céu, que é perfeito,
andou jogando em seus olhos
o dom do infinito." Humberto del Maestro



Os dois extremos do infinito

Outrora tive o azul como infinito, afinal era o céu, o mar, além do exemplar anil e, perfeitamente esférico, da hortência que cultivava. O novelo índigo veio de certa feita a esvair-se, decidira partir, e o perfume antes exótico, passou então a nostálgico, mas, fora a partida, aquela flor sempre me passara vitalidade, e por isso a fiz eterna.
No entanto, a certo fim de estação me atrevi a rimar coisas do céu e também versifiquei de pés nus alguns devaneios marinhos que me eram confessados na hora exata em que a onda vinha exibir-se. Aí o celeste foi deixando de ser perene, pois percebi que já o alcançava com minhas palavras que, apesar de bonitas, eram fracas. Além disso, eu encontrei as ovelhas, que eram para mim nuvens querendo compartilhar da calma do céu na terra, e quando as toquei, o céu não era mais inalcançável. Quanto às minhas hortências, as vi sendo entregues como prova de amor e, dessa forma, também se privaram do encanto.
Aí me pus a chorar, já era embaçada a vista, e senti como se falhasse algum degrau na descida da escada. E as pálpebras não eram lubrificadas pela perda da certeza, mas pela dúvida de novas alegrias, que eu só encontrava nas minhas inexistências (porque os infinitos são particulares).
E agora que era tudo mais banal e grotesco, e do sublime pouca coisa se extraía, seria quase a morte ir à busca de algo amorfo, incolor e insípido e sem ciência alguma na constituição. O poeta que topasse tal aventura poderia partir desnudo de sua sensibilidade porque de nada ela serviria. E eu que não fui poeta e muito menos sensível nem me dispus à caça e, talvez por isso, tenha me tornado exímio caçador quando jamais quis ter a presa.
E o céu e o mar e a hortênsia novamente a me testar. Riam-se da minha astúcia, se é que a tinha, o que era de duvidar. E de novo compus aos céus, fiz novas baladas ao mar e dei eu as flores, não como prova, mas um simples agrado de amar. E espantosamente tudo então fez-se infindo, intocável, divino demais pra ser meu.
E a diferença estava nos números que, ironicamente, garantem o não findar das coisas. Pois a abóbada à que rimei era manto de duas nucas, e as ondas que eu embalei regavam exatos quatro pés. Quanto às flores, essas murcharam, mas ainda assim coube nelas algo não cabível nas palavras e, por esse motivo, só por esse, eu as refiz eternas. Procurei ainda as ovelhas e quis ser delas o guardador, um guardador de rebanhos posto que sou. Quis abraçar todas elas, mas apesar de serem poucas, eram intermináveis, e aí compreendi que o que dizem ser relativo é na verdade um só diante de vários.
Ou seja, sob um ponto de vista somos capazes de relatar o céu. Sob dois pontos de vista fazemos poesia com ele.

O Guardador de Rebanhos – 20/12/07

16 comentários:

Anônimo disse...

Jota!!!Estava com saudades de ler novidades...deliciosa essa nova postagem!!!A profundidade das tuas análises e a facilidade em transformar isso em poesia faz brotar maravilhas!!!!Parabéns!!!Aproveita esse período de descanso das aulas para nos brindar com mais postagens.Vou ficar de olho!!!Beijos!!

Unknown disse...

Jotaaa...
lindo,lindo,lindo!
como tinha dito anteriormente ''perfect''hehe
a gente fica refletindo depois...
principalmente eu, adoro refletir..auihauihsia
ah, nao deixa eu me esquecer que tenho uma coisa pra te contar, do meu pai e do meu tio!hehe
teu ego a 1000..
lindo post e a imagem idem ;)
beijão, te adoro.

Anônimo disse...

Seres Especiais
(Madre Teresa de Calcutá)

Tem sempre presente,
que a pele se enruga,
que o cabelo se torna branco,
que os dias se convertem em anos,
mas o mais importante não muda!

Tua força interior e tuas convicções não têm idade.
Teu espírito é o espanador
de qualquer teia de aranha.
Atrás de cada linha de chegada,
há uma de partida.
Atrás de cada trunfo, há outro desafio.
(...)

Destarte, que teus "desafios" sejam inúmeros, a fim de que te façam evoluir ainda mais nessa passagem terrena.
E que tua força interior o faça calcar vôos ainda mais altos para que eu possa te ver, definitivamente e orgulhosamente, nas alturas.
Um grande abraço meu querido!!!

Unknown disse...

joooooota, considerando que são quase cinco da manhã, o meu comentário será singelo.
-lindo, lindo, lindo tendendo ao infinito.

mas tu sabe, né? com essa onda de "plágios" no orkut, raaam!

muito linda, também, é o poema que a professora kátia deixou, era tudo que eu precisava ler, tudo que eu precisava ouvir de mim mesmo, ainda que por leitura. Tu me entende!

Unknown disse...

Toda vez que leio um texto teu,penso -o que vou comentar dessa vez.Acho que essa dúvida não é só minha!Todos devem ficar estarrecidos diante de tão belas palavras, meu amigo!
Por isso que dessa vez vou concordar com todos os outros comentários aí de cima!
Tu és um orgulho para todos nós!

Parabéns pela colocação no PEIES e pelo novo convite!
Abração!

Anônimo disse...

JOTAAAAAAA!!!Cadê tu????Nem vem com desculpa que não tem tempo,agora já tá de férias mesmo...aprovado em 1º lugar em Eng Elétrica e tudo mais...Escreve alguma coisa ai prá gente Jota!!!Tô com saudades!!!Beijos!!

Anônimo disse...

Oi. sou a Maura, la do Papo com o Poeta! muito boa tuas poesias!
Não consegui te achar no orkut. tu pode me achar o fotolog, la tem meu orkut ( www.fotolog.com/libi )
Abraços e até a próxima!

Will Lukazi disse...

como fazer para seguir seu blog ?

Natali Duarte disse...

"...sob um ponto de vista somos capazes de relatar o céu. Sob dois pontos de vista fazemos poesia com ele."

lindo!

Uriel disse...

Só posso reafirmar que sua mente é privilegiada e que nela se encerra a mais alta poesia.

Priscila Nogueira de Jesus "Wulf" disse...

Por onde andas, Guardador de Rebanhos?

Anônimo disse...

Write moгe, thаts аll Ι havе to
say. Lіterаlly, it sеems aѕ though уou relieԁ on
thе νideо tο make youг point. You obνiouѕly know what
yοure tаlκіng about, why wastе
your іntelligence οn juѕt pοsting νideos to уоur blog ωhеn you сould be givіng us sоmething enlіghtеning to гeаd?


Mу ωebsite :: V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

I've been surfing on-line greater than three hours nowadays, but I by no means discovered any fascinating article like yours. It's beautiful value sufficient for me.
In mу opinion, if аll site oωnегѕ аnd bloggeгѕ
made eхсellent cοntent matеrial as yοu dіd, the internet ωіll be a
lot mοre hеlpful than ever before.

Mу homepage; v2 cigs Review

Anônimo disse...

Exсellеnt articlе! We will be linking to thіs paгtiсularly great article on οur website.
Keeр uρ the good writing.

my wеb blog; V2 Cig Review

Anônimo disse...

Hey would you mind stating which blog plаtform yοu're using? I'm
plannіng tо start my own blog in the
neаr future but I'm having a tough time making a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I'm lоοking fοr something completelу unique.
P.S Αpologіes for beіng off-topic but I
haԁ to ask!

mу blog ρost - http://community.iblse.com/

Anônimo disse...

Having read this Ι thоught іt ωas eхtremelу informative.
I appreciate уou spendіng ѕomе time and effort to put thiѕ ѕhort aгtiсle together.
I onсe agаin fіnd mуself peгsonаlly ѕpending ωау too much time bοth reаdіng and leaνing comments.
But ѕo ωhаt, it was still worthwhile!


my website; Click The Next Web Site