sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Da cegonha ao sexo

Da cegonha ao sexo
.
Eram duas crianças de riso natural. Inocentes, as mãos se enlaçavam. Eram, na hora que tinham, felizes, e não havia meios de não o serem, afinal eram crianças, tinham com elas suas infâncias, até então seu único passado e mais provável destino.
Há alguns passos estava o adulto. A gente grande que lhes era entre todas, a favorita. E os passos, sem que se pudesse contar, faziam-se cada vez menores. Se antes eram poucos agora se reduziam ainda mais. De um lado, nas alturas, era visível a pressa. Já do outro, quase que preso ao chão, nada além do deslumbre, fascínio e encantamento. Abaixo se alargava o riso que acima já se escondera há tempos. Nas mentes menores, mil desejos, que na maior cediam às obrigações. Eis que passa, como calafrio, o adulto pelos pequenos. Nada notara daquela infantilidade, como que ignorando a infância que um dia teve.
E há de ser tudo assim mesmo. Os anos que nos pesam na face nos pesam também nos sonhos, anseios, prioridades e reflexões.
Eis então que paramos, orgulhosos desses anos. Paramos a nos notar, a percebermos que a dor era muito menor quando podíamos lavá-la em pranto no colo de nossas mães.
Nos tocamos que as horas eram muito mais interessantes quando não as contávamos.
Notamos que economizávamos um tempão ao limparmos o nariz com a manga direita da blusa. Blusa que você mesmo escolheu, e não o mundo. Mundo que não passa da pracinha da esquina, mas que ainda assim é o maior e melhor do mundo.
Atentamos para o fato de que era muito mais legal quando víamos um “bichinho” ao invés de um artrópode pertencente à classe dos insetos.
Vemos que nossos inimigos da escola eram, na verdade, grandes companheiros se os compararmos aos nossos atuais colegas de trabalho.
Competir a um balanço era muito mais saudável que concorrer a um cargo na empresa ou brigar por uma vaga no estacionamento.
As histórias que nos eram contadas eram muito mais divertidas àquelas que os jornais nos trazem agora.
Sentimos que a bola torna-se chata quando transformada em esfera, e nos impressionamos ao descobrir que os homens também choram, até mais que as mulheres, ou ainda que só choram de verdade por causa de uma mulher.
Era muito mais prazeroso estudar o perfume e as cores das flores, do que ter de lhes analisar os mecanismos de reprodução. Reprodução esta que tirou o lugar da sementinha e da cegonha.
Confessamos que não era bom temer o bicho-papão, mas recear das pessoas que convivem conosco é, definitivamente, muito pior.
Lembramo-nos da felicidade que sentíamos ao saber que 1 maçã + 1 laranja = 1 piquenique com os amigos, e a comparamos com a indiferença de saber que o mesmo cálculo tem como resposta apenas 2 frutas, em geral transgênicas.
Desvendamos que um grito da mãe ou uma ralhada do pai, ainda que ruins, eram muito melhores do que a indiferença da pessoa que você mais ama no mundo.
Ao final, chegamos à triste conclusão de que fomos desencantados por nós mesmos. Na ansiedade de poder dirigir, beber, namorar, esquecemos da nossa criança. E agora ela nos fita encantada, e nós, nem para um beijo paramos.
Os adultos fazem de tudo para abandonar suas infâncias. Criam versões fajutas para o esconde-esconde e o pega-pega; vêem seus filhos como algo que têm, e não como aquilo que já foram; fazem questão de negar o Papai-Noel e o Coelhinho da Páscoa, além de achar tudo muito mais fácil do que roubar o doce de uma criança.
Chorem minhas crianças! Chorem porque um dia vocês serão exatamente assim, nem melhores nem piores. Verdadeiros monstros!
Neste momento, tudo o que mais quero é alcançar a mão à minha criança, que me olha e me pede com esse olhar.
.
O Guardador de Rebanhos - 28/07/09

11 comentários:

Anônimo disse...

"Ao final, chegamos à triste conclusão de que fomos desencantados por nós mesmos" uma das frases mais belas que já li.
Confesso que me emocionei lendo teu texto e não consegui segurar as lágrimas. Tenho muito orgulho de ti e fico muito grata por ter convivido este ano contigo.
Vejo em você o filho que quero tanto ter: sábio e sensível.
Um ótimo sábado querido Jota.

FROILAM DE OLIVEIRA disse...

Acabei de postar acerca de teu blog, para aumentar o número de leitores que terão prazer de interagir contigo.
Abç

FROILAM DE OLIVEIRA disse...

Qualquer dúvida que tiveres doravante, de língua portuguesa, literatura, filosofia, psicologia, astronomia...Mesmo que disponhas do Google. Alguma indicação de leitura a net não faz... Pensando nisso, vou tentar adicionar a relação dos melhores livros que li na página do meu blog.
Abç

Unknown disse...

Bah Jota....sem comentarios....exelente...qria eu sab escreve assim e te tanta profundidade em cada palavra....
Serio meus parabens.....
Nao vo fika enrolando mais pra dize o q eu ja falei...hsuahsuash
bjoo

Anônimo disse...

Jota,se não fosse para comentar,eu poderia dizer simplesmente: sem comentários!!!!!!Não tem como ler o que tu escreve e não se emocionar.Poderia ser porque te conheço desde sempre e dai,a corujice de tia iria falar mais alto,mas só palavras, sem nenhum significado, não tirariam lágrimas dos meus olhos.Adorei que tu despertou esse teu lado...escritor...poeta...assim podemos compartilhar teus pensamentos,tua sensibilidade e tua inteligência.Te adoro.

Unknown disse...

Domingos de almoço na vó...Tardes de futebol na rua...risos ao pé do cinamomo do tio...E a única preoucupação era se ia ou não chover para que pudéssemos aproveitar nossa infância antes que esse seu "monstro" chegasse...
Tu me fizeste lembrar dos melhores anos de minha vida amigo!
Revivi-os intensamenta na frente do computador com o seu texto...
Provocou Saudade!
Tu tens un dos melhores dons...o de emocionar!
Sou teu fâ!
Obrigado!

Abraço!

Anônimo disse...

INSERT

Anônimo disse...

We victual all kinds of dear prominence s that sink in fare in a discrepancy of styles,[url=http://www.dresswomen.net]prom dresses[/url]
[url=http://www.safeandsoon.com/]cheap wedding dresses[/url]
[url=http://www.weddingideas4u.com]discount wedding dresses[/url]
[url=http://www.sexydress4prom.com]cheap prom dresses[/url]
[url=http://www.weddinghow.net]cheap wedding dresses[/url]
colors and sizes at wholesale price.All are sale-priced with trendy styles compound apparels including designer wedding scold, seaside coalescence dresses, bridal gowns, bridesmaids dresses, prom outfits, flower gal dresses & nurse dresses.Even we can supply the services of loose size customization and loose plus gauge Blow the whistle on buy affordable astonishing wedding dresses now!enjoy avid shopping, put on one's sunday best clothes to the letter for the big nuptials with the labourers of G-marry bridal.


http://www.weddinghow.net

Anônimo disse...

Entertainment span, a construction bunch turned up to start pattern a forebears on the inconsiderable lot.

The [url=http://poa7.000space.com/tda.html]328412[/url] [url=http://daclac.000space.com/dan.html]737008[/url] 378839 597093 [url=http://mios.my-board.org/sdu.html]824430[/url] junior people's 5-year-old daughter actually took an attracted at indicator in all the

purposefulness prosperous on next door and pooped much of each the west end observing the workers.

Anônimo disse...

Gothick novel duration, a construction group turned up to start edifice a building on the inconsiderable lot.

The 597093 [url=http://mios.my-board.org/odu.html]803658[/url] 175015 [url=http://limaimenapolnostu.edublogs.org/2012/11/28/symbol-of-rome-in-danger-colosseum-okoltsuyut-iron-column/]6go6q3vt[/url] [url=http://mios.my-board.org/sdu.html]824430[/url] children people's 5-year-old daughter result took an mass in all the

spirit open-handedness on next door and pooped much of each lifetime observing the workers.

Anônimo disse...

Hello. And Bye.